Depois do DuckDuckgo, buscador que atingiu mais de 30 milhões de busca em 2018 e tem como um dos seus maiores diferenciais a segurança e privacidade, declarar que não aceitará o controle alternativo aos cookies proposto pelo Google o famoso FloC que vem ganhando os noticiários nos últimos dias.
Além do DuckDuckgo outras empresas como Microsoft, Mozilla e Opera também declararam que são contra os novos “cookies” do google.
Agora foi a vez do WordPress propor o bloqueio do FloC como uma ameaça de segurança, no entanto nenhuma decisão foi tomada até o momento, porém as discussões continuam nos canais do WordPress no Slack.
O FloC é a sigla para Federated Learning of Cohorts ou, em Português, Aprendizado Federado de Coortes.
Em vez de um cookie de identificação pessoal, o FLoC é executado localmente e analisa seu comportamento de navegação para agrupá-lo em um grupo de pessoas com interesses semelhantes, e não compartilha seu histórico de navegação com o Google
Com isso o Google assume a tarefa de camuflar identidades e dificultar que anunciantes ou empresas de marketing tenham acesso a dados individuais dos consumidores, ao mesmo tempo que reúne grande quantidade de dados sobre o hábito de uso dos usuários.
Em contrapartida não há liberação de dados individuais, o que preserva a privacidade dos usuários do navegador. Porém concentra toda oferta de produtos nas mãos do Google.
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