O que é chatbot e como ele pode ajudar no seu atendimento, aqui você ai aprender um pouco mais sobre essa tecnologia que vem cada vez mais sendo adotada por empresas na internet
Uma das tecnologias que está cada vez mais presente em todos os setores da economia mundial é a inteligência artificial e o chatbot.
A Inteligência Artificial (I.A) é uma tecnologia que simula a capacidade do ser humano de pensar, e tem como objetivo a resolução de problemas e solucionar dúvidas.
Uma dessas tecnologias mais usadas em todos os setores da economia mundial é o chatbot, usado em sites e lojas virtuais para autoatendimento.
Você já deve ter entrado em algum site ou loja virtual que aparece um robozinho geralmente localizado no canto inferior esquerdo ou direito, que envia uma mensagem automática perguntando se você está com alguma dúvida.
Aquilo é um chatbot, trata-se de um sistema que é configurado pela empresa, conforme as necessidades e dúvidas mais frequentes de seus clientes.
Esse sistema usa inteligência artificial para simular a conversa entre usuário e robô. Esse robô funciona como se fosse um assistente, identificando as perguntas e respondendo conforme as dúvidas enviadas.
Geralmente é usado como primeiro passo para o atendimento, caso as respostas não seja satisfatória para o usuário é direcionado para falar com um atendente real.
Abaixo vamos listar algumas das vantagens de usar chatbot em seu produto ou serviço.
Manter uma equipe trabalhando 24/7 tem um custo muito elevado, apenas empresas gigante consegue manter esse tipo de atendimento.
Usando um chatbot você conseguirá manter seu atendimento 24/7 sem interrupções diminuindo custo com atendente. Geralmente todos os logs de conversa ficam gravados, caso o chatbot não tenha sido capaz de responder a solicitação do cliente você conseguirá manter o atendimento assim que possível.
Usando um chatbot em sua loja você consegue auxiliar seus clientes na jornada de compra. É possível configurar seu robô para enviar sugestões de compras, itens que complementam o produto que ele está visitando.
Muitas vezes seu cliente está com algumas dúvidas simples e acabam ficando estressados ou não tem tempo de esperar o atendimento fazendo com que você perca uma venda.
Com o chatbot as respostas são em tempo real, seu cliente conseguirá tirar a dúvida rapidamente sem precisar esperar na fila para ser atendido.
O chatbot pode ser configurado para coletar todo tipo de feedback de seus clientes, tanto de sugestões de melhorias na loja quanto de pós venda, para saber o que seu cliente achou da compra feita na loja.
Essa é uma tecnologia relativamente nova, ainda vai evoluir muito e vale muito a pena usar.
Entretanto, vale lembrar que ela não nasceu para substituir o atendimento humano. Ela veio para acrescentar e ajudar resolver problemas antes que o atendimento chegue a uma pessoa.
Temos outro artigo com dicas de como escolher o melhor sistema de atendimento para sua loja ele vai complementar sua leitura sobre chatbot, pois os dois podem ser usado em conjunto.
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