O que é chatbot e como ele pode ajudar no seu atendimento

O que é chatbot e como ele pode ajudar no seu atendimento, aqui você ai aprender um pouco mais sobre essa tecnologia que vem cada vez mais sendo adotada por empresas na internet

Uma das tecnologias que está cada vez mais presente em todos os setores da economia mundial é a inteligência artificial e o chatbot.

A Inteligência Artificial (I.A) é uma tecnologia que simula a capacidade do ser humano de pensar, e tem como objetivo a resolução de problemas e solucionar dúvidas.

Uma dessas tecnologias mais usadas em todos os setores da economia mundial é o chatbot, usado em sites e lojas virtuais para autoatendimento.

O que é chatbot

Você já deve ter entrado em algum site ou loja virtual que aparece um robozinho geralmente localizado no canto inferior esquerdo ou direito, que envia uma mensagem automática perguntando se você está com alguma dúvida.

Aquilo é um chatbot, trata-se de um sistema que é configurado pela empresa, conforme as necessidades e dúvidas mais frequentes de seus clientes.

Esse sistema usa inteligência artificial para simular a conversa entre usuário e robô. Esse robô funciona como se fosse um assistente, identificando as perguntas e respondendo conforme as dúvidas enviadas.

Geralmente é usado como primeiro passo para o atendimento, caso as respostas não seja satisfatória para o usuário é direcionado para falar com um atendente real.

Vantagens de usar chatbot

Abaixo vamos listar algumas das vantagens de usar chatbot em seu produto ou serviço.

Atendimento 24horas

Manter uma equipe trabalhando 24/7 tem um custo muito elevado, apenas empresas gigante consegue manter esse tipo de atendimento.

Usando um chatbot você conseguirá manter seu atendimento 24/7 sem interrupções diminuindo custo com atendente. Geralmente todos os logs de conversa ficam gravados, caso o chatbot não tenha sido capaz de responder a solicitação do cliente você conseguirá manter o atendimento assim que possível.

Jornada de compra

Usando um chatbot em sua loja você consegue auxiliar seus clientes na jornada de compra. É possível configurar seu robô para enviar sugestões de compras, itens que complementam o produto que ele está visitando.

Atendimento em tempo real

Muitas vezes seu cliente está com algumas dúvidas simples e acabam ficando estressados ou não tem tempo de esperar o atendimento fazendo com que você perca uma venda.

Com o chatbot as respostas são em tempo real, seu cliente conseguirá tirar a dúvida rapidamente sem precisar esperar na fila para ser atendido.

Pesquisar e feedbacks

O chatbot pode ser configurado para coletar todo tipo de feedback de seus clientes, tanto de sugestões de melhorias na loja quanto de pós venda, para saber o que seu cliente achou da compra feita na loja.

Conclusão

Essa é uma tecnologia relativamente nova, ainda vai evoluir muito e vale muito a pena usar.

Entretanto, vale lembrar que ela não nasceu para substituir o atendimento humano. Ela veio para acrescentar e ajudar resolver problemas antes que o atendimento chegue a uma pessoa.

Temos outro artigo com dicas de como escolher o melhor sistema de atendimento para sua loja ele vai complementar sua leitura sobre chatbot, pois os dois podem ser usado em conjunto.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
cupcom

Recent Posts

2024 WordPress Hosting Survey: According to 1,800+ Respondents, Hostinger Wins the Popularity Contest

Our regular readers know that we’ve been conducting hosting surveys ever since 2016. This initiative…

1 hora ago

11 alternativas gratuitas do Canva para designers

11 ferramentas gratuitas para usar de alternativa do Canva para designs e criadores de conteúdo…

5 horas ago

4 Plugins de segurança para proteger seu WordPress

4 Plugins de segurança para proteger seu site Wordpress e manter seguro contra usuários mal…

13 horas ago

3 Editores online do Bootstrap gratuitos para programadores

Nesse artigo vamos apresentar 3 editores online do Bootstrap que vão te ajudar na tarefa…

18 horas ago

HTMX and WordPress: How I Combined Both Tools

HTMX and WordPress might not seem like a good match, especially when there's a reliance…

21 horas ago

HTMX and WordPress: How I Combined Both Tools

HTMX and WordPress might not seem like a good match, especially when there's a reliance…

1 dia ago