Facilitador e Gateway de Pagamento: O Guia Completo para Entender o que são e como Funcionam

Lojistas que estão iniciando o processo de criação de uma loja virtual frequentemente ouvem sobre dois serviços essenciais: o facilitador e o gateway de pagamento. Neste artigo, vamos esclarecer as diferenças entre eles e ajudá-lo a escolher a opção mais adequada para o seu negócio.

O que é um Gateway de Pagamento

Um Gateway de pagamento requer uma negociação direta com a operadora de cartão de crédito. Após a aprovação, você deve integrar o Gateway à sua plataforma de e-commerce. Ao optar por um Gateway de pagamento, você assume a responsabilidade pela análise de risco e aprovação das compras, além de definir as formas de pagamento aceitas. Uma vantagem é que os pagamentos realizados pelos clientes serão depositados diretamente em sua conta. Geralmente, os Gateways são indicados para empresas de médio e grande porte, que possuem uma equipe especializada em análise de risco.

O que são Facilitadores de Pagamento

Para os iniciantes no mundo do comércio eletrônico, os facilitadores de pagamento são recomendados. Eles atuam como intermediários entre você, seus clientes e as operadoras de cartão de crédito. Os facilitadores geralmente oferecem diversas opções de pagamento, como cartão de crédito/débito e boleto. Ao escolher um facilitador, você não precisa se preocupar com a análise de risco das vendas, pois essa tarefa é realizada por eles, que contam com uma equipe especializada no combate a fraudes. Além disso, os facilitadores são menos burocráticos e até mesmo pessoas físicas podem se cadastrar. No entanto, essas vantagens têm um custo, já que os facilitadores cobram taxas que variam de 4% a 7%, além de taxas de transferência. Em alguns casos, é possível negociar reduções de taxas com base no volume de vendas.

Conclusão

A escolha entre um facilitador e um gateway de pagamento depende das necessidades e características do seu negócio. Antes de decidir, pesquise as vantagens oferecidas por cada serviço e negocie as condições de taxas. Caso esteja em busca de uma plataforma para iniciar seu e-commerce, confira nosso artigo com 3 plataformas gratuitas recomendadas. Lembre-se de testar e pesquisar amplamente antes de escolher um facilitador, pois o mercado brasileiro oferece diversas opções. Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças entre facilitador e gateway de pagamento e auxiliado na sua escolha.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
cupcom

Recent Posts

10 kits de interface do usuário gratuitos

Confira os melhores kits de interface do usuários para ajudar ajudar a melhorar a qualidade…

2 horas ago

The New “Learn WordPress” Launches. Here’s What I Like About It

If you haven't checked out Learn WordPress lately, it's probably a good idea to do…

6 horas ago

2024 WordPress Hosting Survey: According to 1,800+ Respondents, Hostinger Wins the Popularity Contest

Our regular readers know that we’ve been conducting hosting surveys ever since 2016. This initiative…

10 horas ago

11 alternativas gratuitas do Canva para designers

11 ferramentas gratuitas para usar de alternativa do Canva para designs e criadores de conteúdo…

14 horas ago

O que é chatbot e como ele pode ajudar no seu atendimento

O que é chatbot e como ele pode ajudar no seu atendimento, aqui você ai…

18 horas ago

4 Plugins de segurança para proteger seu WordPress

4 Plugins de segurança para proteger seu site Wordpress e manter seguro contra usuários mal…

22 horas ago