Google Chrome 86

Chrome 86 identificará formulários não seguros em páginas HTTPS

Nova versão do Google Chrome M86, um dos navegadores mais populares do mundo avisará os usuários de formulários não seguros em páginas HTTPS.

O Google acredita que esses formulários enviados a partir de uma página segura HTTPS que não enviam os dados em HTTPS são um risco para segurança dos usuários.

Elas podem ficar visíveis para pessoas mal-intencionadas permitindo que as capturem e alterem dados sensíveis ao usuário.

Hoje na versão atual do Google Chrome ele remove o cadeado localizado na barra de navegação quando um site possui conteúdo misto, com links e formulários não seguros em um site HTTPS.

Entretanto, segundo o site oficial a equipe do Google diz que a  funcionalidade provou não entregar uma experiência clara de comunicação com o usuário, fazendo com que a equipe do Google optasse por uma forma de comunicação mais agressiva.

A partir da próxima versão que está prevista para outubro de 2020, quando o usuário começar a preencher um formulário misto ele verá um aviso com a frase “Este formulário não é seguro” e o preenchimento será desativado.

Imagem: Chromium.org

O gerenciador de senhas do Google continuará ativo, segundo a equipe do Google é mais seguro o usuário adicionar senha exclusivas, mesmo em formulários inseguros, do que reutilizar uma senha existente.

Se o usuário continuar com o preenchimento e enviar o formulário o Chrome irá mostrar um aviso de tela inteira pedindo a confirmação do usuário, perguntando se ele deseja mesmo enviar aquele formulário.

Imagem: Chromium.org

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima